Quer clientes mais satisfeitos? Analise seus dados de maneira inteligente

Uma das prioridades dos profissionais de marketing é conhecer os clientes e construir relacionamentos. Isso pode parecer fácil na nossa era digital, já que os consumidores geram uma quantidade enorme de dados e sinais de intenção.

No entanto, fazer com que os dados façam sentido está longe de ser a coisa mais simples do mundo. Às vezes, quando há muita informação, eliminar ruídos para encontrar aquilo que importa vira um desafio. Em outros casos, os sinais são muito fracos, dificultando a união dos pontos para formar uma figura mais clara.

Ter todos os dados possíveis só vai fazer o seu negócio crescer se você conseguir extrair insights deles. Para isso, é preciso analisar as informações obtidas de forma inteligente – com a abordagem certa e as ferramentas adequadas para a tarefa.

Reunindo dados, as empresas têm mais possibilidades de entender os clientes e responder às suas necessidades, o que leva ao crescimento.

Unifique antes e mensure depois

Para terem sucesso em um ambiente desafiador e competitivo, os profissionais de marketing precisam romper barreiras entre departamentos, equipes e canais, consolidando dados e obtendo uma visão unificada do seu público. Quando reúnem informações, as empresas têm mais chance de entender os clientes e responder às suas necessidades, o que leva ao crescimento.

Quer clientes mais satisfeitos? Analise seus dados de maneira inteligente

Como fazer isso? Entenda que esse é um processo interativo. Você pode começar de forma modesta, conectando os dados analíticos de web e de apps à sua tecnologia de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com cliente). Os líderes do marketing costumam priorizar tecnologias integradas 1,6 vezes mais do que os retardatários – e a chance de que esses líderes sejam usuários avançados dessas tecnologias é 1,2 vezes maior.

Os líderes de cada ramo também atualizam as métricas relevantes de marketing e dashboards mais frequentemente, além de priorizar plataformas de tecnologias integradas para ajudar a criar conexões oportunas com os consumidores, em vários pontos de contato.

Mescle suas equipes de mobile e de app

Falando em pontos de contato, você também pode considerar mesclar suas equipes de app e de mobile.

Com os compradores encantados pela emoção da “caça”, as buscas são mais importantes do que nunca para a experiência de compra.

Com os compradores encantados pela emoção da “caça”, as buscas são mais importantes do que nunca para a experiência de compra. Ao pesquisar os melhores produtos, condições e avaliações, as pessoas dividem suas atenções entre aplicativos e os sites mobile antes de tomar a decisão final.

Há algum tempo os apps são vistos como a plataforma definitiva para engajar clientes leais. Mas mesmo entre esses consumidores, os aplicativos precisam conquistar seu espaço – que é limitado e precioso. Uma pesquisa recente do Google mostra que 87% das pessoas dizem que podem ser leais a uma marca sem que tenham o seu app nos seus dispositivos.2 Além disso, 53% dos usuários de smartphones dizem que não têm o aplicativo de sua marca favorita instalado no celular.

Quer clientes mais satisfeitos? Analise seus dados de maneira inteligente

E os limites seguem cada vez menos nítidos entre aplicativos e sites mobile. Em média, a cada sessão de compras em dispositivos móveis, são feitas seis visitas a um app e/ou site mobile – e cerca de metade dessas sessões incluem, no mínimo, uma transição entre uma página mobile e um app.

O comportamento do consumidor exige que as equipes de app e de mobile façam um esforço para dialogar, já que os consumidores esperam ter uma experiência de busca sem obstáculos e encontrar pontos de venda integrados. Ainda assim, algumas organizações ainda compartimentam as equipes, o que faz o usuário passar por experiências fragmentadas.

Reduza o desperdício. Aumente as vendas

Cerca de 90% dos profissionais de marketing, nos mais variados tipos de organização, concordam que é fundamental entender a jornada do usuário por meio de canais e dispositivos. É por isso que empresas como Bayer e Sprint usam dados e tecnologias de forma integrada, procurando conhecer seus públicos e fazer conexões oportunas.

Quer clientes mais satisfeitos? Analise seus dados de maneira inteligente

A Bayer começou conectando seus sistemas de gestão de conteúdo e de dados analíticos, além de unir uma plataforma de insights de marketing capaz de digerir e analisar uma variedade ampla de comportamentos dos clientes de maneira individual. Mais tarde, a Bayer criou um centro de mensuração digital de excelência para guiar essa transformação, formado por pessoas com habilidades em marketing, dados e tecnologia. O resultado: uma redução de 30% em gastos desnecessários e uma alta de mais de 50% no engajamento dos clientes.

Os testes da Sprint analisaram o impacto de buscas no movimento das lojas. A pergunta era: investimentos digitais podem alavancar, além de conversões online, o público e as vendas no varejo? Por oito semanas, a Sprint aumentou o investimento em buscas pagas e obteve a resposta: crescimento de vendas em torno de 20% no digital e de 32% nas lojas.

Busque apoio na tecnologia

Outra coisa que une empresas como as gigantes Sprint (telecomunicações) e Bayer (indústria farmacêutica) é o uso inteligente de avanços tecnológicos como o machine learning.

A inteligência embutida (built-in intelligence) e o machine learning podem trazer insights com rapidez, dando à sua equipe maior disponibilidade para agir. Os profissionais de marketing podem usar o machine learning para desenvolver mensagens criativas, utilizando diferentes anúncios para públicos distintos. O uso de uma plataforma integrada também contribui para a união das equipes, proporcionando insights que conectam os times de um mesmo escritório e de diferentes lugares do mundo.

Por fim, os líderes do marketing sabem que precisam conhecer o cliente de forma imediata e com foco em relevância e atendimento. Para isso – e para aproveitar ao máximo todos os dados disponíveis –, os profissionais que desejam crescimento devem apostar mais em análise de dados.

Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/quer-clientes-mais-satisfeitos-analise-seus-dados-de-maneira-inteligente/

Leave a Reply

Your email address will not be published.